Ênfase no trabalho de grupo onde o foco da intervenção é o sofrimento, jamais a patologia. Afirmamos que a solução está no compartilhar, no coletivo, nas identificações com o outro e no respeito às diferenças. Nós terapeutas somos parte desta construção. Ambos tiram benefícios: a comunidade gerando autonomia e inserção social e os terapeutas se curando de seu autismo institucional e profissional, bem como de sua alienação universitária.

É um ato pedagógico porque leva à pratica à reflexão com menos preconceitos e, porque a pessoa se reconhece. Nessa prática se coloca muito humor e música para tornar a vida mais harmoniosa e apreende-se a experiência através do canto, uma música que marca, e se recorda como experiência, no intuito de resgatar a auto-estima e para abrir às pessoas uma porta de retorno à sociedade.

Nesses 21 anos, foi criada a Associação Brasileira de Terapia Comunitária (www.abratecom.org.br) constituída de 36 polos formadores através de todo o Brasil. Dr. Barreto tem formado mais de 12 mil terapeutas comunitários no Brasil e 600 na Europa, onde foi criada também a Associação Europeia de Terapia Comunitária (www.aetc.romandie.com)

O Centro de Estudo e Assistência Psicológica para Famílias (CEAF) é uma associação civil sem fins lucrativos, que na cidade de São Paulo, presta atendimento psicológico preventivo e terapêutico a famílias de baixa renda, objetivando fortalecer as relações familiares e promoção da saúde mental.

O CEAF desenvolve o trabalho graças à contribuição em horas de atendimento de profissionais de nível universitário, voluntários, e conta com sócios contribuintes que financiam as despesas da instituição.

O CEAF foi credenciado pela ABRATECOM como Polo Formador em terapia comunitária desde 2005. No momento realiza formação para um público de pessoas que já fazem trabalho social em comunidades; lideres comunitários, lideres religiosos, profissionais inseridos nas comunidades de baixo potencial aquisitivo e moradores de áreas de riscos. Essas pessoas necessariamente não precisam ter formação de nível universitário.

Veja na íntegra em: Comunidade Virtual Ex-Funcionário - NAÇÕES UNIDAS