programa-terapia-comunitariaPrograma Terapia Comunitária

Espaço Coletivo de escuta e troca de vivências, para adultos, em grupo.
Propiciar o convívio social e a participação comunitária, possibilitando aos indivíduos partilhar suas dores e angústias, melhorar a auto-estima, fortalecer valores de solidariedade, responsabilidade e respeito à comunidade de pertencimento. Ampliação da consciência por meio de reflexão sobre a identidade pessoal e comunitária.

 

Coordenadora:

  • Maria da Salete Leite Vianna

Supervisoras:

  • Ana Maria Grimaldi
  • Janete Maria Guide de Lima
  • Maria da Salete Leite Vianna
  • Selma Guarinon Kuperman
  • Silvia de Azevedo Barretto Fix
  • Suzana L'Abbate

A Terapia Comunitária é um espaço para compartilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. É um trabalho preventivo na área da saúde mental.

Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida ali contadas. Todos se tornam corresponsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do quotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso. É um alivio para as aflições do dia a dia.

Esse modelo vem sendo desenvolvido pelo Dr. Adalberto de Paula Barreto (UFC – Universidade Federal do Ceará) há 20 anos e nasceu de uma necessidade crescente das pessoas que iam até ele em busca de remédios para seus males e suas dores. Porém, o que ele percebeu é que muitos desses sofrimentos eram resultado da situação de exclusão social, econômica e cultural. Reflexo da desagregação na qual as pessoas vivem, agravada pelas migrações forçadas.

Nesses contextos, encontramos não somente a pobreza econômica, mas a pobreza cultural, a fragilidade de laços sociais, a autoimagem desvalorizada e uma baixa autoestima. Tudo isso, muitas vezes, culmina na perda da própria identidade e dignidade.

A Terapia Comunitária é um instrumento que nos permite construir redes sociais, solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e competênciasdas pessoas, das famílias e das comunidades. Procura-se estimular a terapia feita pelo próprio grupo, valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e a experiência de vida de cada um.

Dia e horário:

As rodas de Terapia Comunitária são feitas na sede do CEAF , todas as quintas-feiras, das 17h30 às 19h30.

Credenciamento:

abratecomEm 2005 o CEAF foi credenciado pela ABRATECOMAssociação Brasileira de Terapia Comunitária como Polo Formador em Terapia Comunitária.

(?) colocar um item para credenciamentos?


margin-left:-9999px;-->