programa pratica colaborativaPrograma Prática Colaborativa

A prática colaborativa é um método de trabalho, de solução de conflitos, realizado por uma equipe interdisciplinar, onde os clientes terão seus respectivos advogados, que defenderão seus interesses, e seus respectivos profissionais da área da saúde, que lhes darão suporte emocional, para o momento que estão vivenciando. Seu principal objetivo é o consenso entre eles.

 

Coordenadoras:

  • Helena G. Mandelbaum

O trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar (advogados, profissionais da área da saúde, especialistas em desenvolvimento infantil e consultores financeiros, todos voluntários do CEAF), junto com a família envolvida em conflitos, formando parceria colaborativa, para o bem estar das crianças.

Essa prática pressupõe a postura, a atitude e o tom que favorecem a conversa e o diálogo respeitosos e transparentes entre todos (clientes e equipe), desenvolvendo recursos e repertórios para a superação das dificuldades, inerentes às situações conflituosas. Enquanto o trabalho estiver sendo realizado, os clientes se comprometem a não recorrer às ações judiciais, mediante a assinatura do Termo de Participação.

No caso dos clientes chegarem ao consenso, os advogados colaborativos elaboram, conjuntamente, o acordo, que, se o caso, deverá ser homologado pelo Poder Judiciário.

 

Para saber mais como funciona essa metodologia, veja o vídeo: