programa-caminhando-orientacao-sexualPrograma Caminhando: orientação sexual e preparo para a vida amorosa

Um espaço para crianças, adolescentes e jovens adultos em situação de risco pessoal e social. Tem como objetivo estimular nos participantes a capacidade de pensar e de procurar soluções criativas para a própria vida, por meio do questionamento e reflexão sobre suas demandas e necessidades singulares, com ênfase nos temas sexualidade e preparo para a vida amorosa.

 

Coordenadoras:

  • Lilian Maria da Graça Santos Nakamura
  • Maria Cristina de Mello Prado
  • Solange Aparecida David Tinoco

 


Trabalha há mais de 20 anos com crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Cria de espaços protegidos para o questionamento da sexualidade, e de necessidades que precisam ser abordadas e elaboradas. Envolve sempre um adulto, que atua como orientador na relação com o grupo.

Estimula os jovens a pensar e a procurar soluções criativas para a própria vida. Encontrar alternativas de participação e intervenção como cidadãos conscientes e críticos, com recursos e roteiros que façam sentido na comunidade a que pertencem. Trabalhar com a sexualidade significa lidar com questões relativas às forças vitais do ser humano, seus desejos e modos de fazer laços sociais. Para isso, é indispensável a formação continuada do profissional voluntário, a avaliação semanal do trabalho com os grupos, e a supervisão individual de cada orientador.

O Programa é desenvolvido em grupos. São encontros semanais com uma hora e meia de duração, durante um trimestre, um semestre ou um ano, em grupos, nas instituições ou na sede do CEAF. Os horários e dias da semana são determinados em acordo com as instituições atendidas e os voluntários designados para o atendimento.